Pular para o conteúdo principal

Narrativa de Paulo


2ª PARTE

Vamos ver o início da narrativa de Paulo; sobre como a mistura dos evangelhos estava causando confusão na Igreja dos Gálatas:

 

Gálatas 2:1-5 "Depois, passados catorze anos, subi outra vez a Jerusalém com Barnabé, levando também comigo (este Evangelho de Tito. E subi por uma revelação, e lhes expus O EVANGELHO QUE PREGO ENTRE OS GENTIOS Paulo é o da incircuncisão, o Evangelho Definitivo) e particularmente aos que estavam em destaque; para que de maneira alguma não corresse ou não tivesse corrido em vão. Mas nem ainda Tito, que estava comigo, sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se; E isto por causa dos FALSOS IRMÃOS que se intrometeram, e secretamente entraram a espiar a nossa liberdade, que temos em Cristo Jesus, para nos porem em servidão; Aos quais nem ainda por uma hora nos submetemos, para que a verdade do Evangelho permanecesse entre vós."

Podemos claramente notar que o Evangelho de Paulo não era conhecido pelos apóstolos judaizantes (Pedro, Tiago, João, etc.), pois foi necessário Paulo expor o seu Evangelho a eles. Logo, eles não conheciam o Evangelho pregado entre os gentios. Neste caso, fica fácil derrubar o falso argumento de que o Evangelho de Paulo era o mesmo dos demais apóstolos.

 

Vamos continuar a analisar a narrativa de Paulo:

 

Gálatas 2:6-7 e 9 6 E quanto ÀQUELES que pareciam ser alguma coisa (quais tenham sido noutro tempo, não me importo; Deus não aceita a aparência do homem), esses, digo, que pareciam ser alguma coisa, NADA ME COMUNICARAM; (“aqueles” – Pedro Tiago e João – “nada comunicaram” – Isto é, não acrescentaram nada de novo além da Lei).7 Antes, pelo (O Fundamento da Nova Aliança) contrário, quando viram que o evangelho da INCIRCUNCISÃO me estava confiado, (O evangelho judaizante confiado por Jesus de Nazaré a Pedro na Antiga Aliança, como a Pedro o da CIRCUNCISÃO antes da cruz –

.9 E conhecendo TIAGO, PEDRO E JOÃO, que ERAM CONSIDERADOS COMO AS COLUNAS, a graça que me havia sido dada, deram-nos as destras, em comunhão comigo e com Barnabé, para que nós (Paulo e Barnabé) fôssemos aos gentios, e eles (Tiago, Pedro e João) fossem à circuncisão (aos judeus)";

 

Paulo estava nesta passagem acima contando o acordo que ele tinha feito com os demais apóstolos, para que os mesmos pregassem a circuncisão (mensagem que misturava Cristo com as práticas da Lei; exclusiva para os judeus) e ele, Paulo, pregasse aos gentios o Evangelho Definitivo, a incircuncisão, que é para todos os povos, tanto judeus quanto gentios não judeus.

 

NA 3ª PARTE DESTE TEXTO;

 

Vamos ver agora o resultado deste "acordo"

 

E lembre-se Abençoados, Estava escondido, e Hoje não mais.

Romanos 16: 25-26. 25 Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve ( ESCONDIDO ) oculto,

26  Mas que se manifestou agora, e se notificou pelas Escrituras dos profetas, segundo o mandamento do Deus eterno, a todas as nações para obediência da fé;

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Efésios 2: 8-9 Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.Não vem das obras, para que ninguém se glorie... A PRINCIPAL DIFERENÇA Falando agora das diferenças entre a Lei e a Graça, vamos tratar primeiramente da principal delas: Na Lei, o pacto era BILATERAL. Ou seja, para o homem alcançar a misericórdia de Deus e, consequentemente, ... ser aperfeiçoado, ele deveria CUMPRIR TODA SUA PARTE (Gálatas 5:3) diante de Deus: Era o famoso “pagar o preço”. E isto se dava através das ordenanças e cerimônias da Lei. Em Graça, nesta Nova Aliança, o acordo é UNILATERAL. Ou seja, Deus CUMPRIU A PARTE DELE E A NOSSA TAMBÉM. Por isso que o Novo Pacto se chama GRAÇA, pois é o favor IMERECIDO de Deus para o homem. Em Graça, não precisamos praticar nada, nenhuma ordenança sequer, para sermos justificados, aperfeiçoados e salvos. Tudo isto já nos foi concedido PELA GRAÇA. Tudo que fazemos hoje em Graça é (ou deve ser) por amor e não em
1ª PARTE   Gálatas 2: 7    Antes, pelo contrário, quando viram que o evangelho da incircuncisão ( GRAÇA ) me estava confiado, como a Pedro o da circuncisão   INCIRCUNCISÃO Evangelho do Apostolo Paulo. CIRCUNCISÃO.    Evangelho do Apostolo Pedro   Para entendermos bem o Evangelho da Graça, e para contextualizarmos corretamente a Bíblia, se faz necessária a compreensão de que no Livro dos Livros existem DOIS EVANGELHOS. A pessoa que não entende este mistério vive uma vida cristã híbrida, ou seja, misturada e cheia de confusão. Vejamos esta declaração de Paulo:   1º Coríntios 3:10   10   Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento , ( e não um Fundamento ) e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele. 11   Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.   Paulo deixa claro neste versículo que O fundamento da Igreja para o Novo Pacto (Cristo Res