Pular para o conteúdo principal

Acordo



3ª PARTE

Vamos ver agora o resultado deste "acordo":

Gálatas 2: 11-14 "E, chegando PEDRO à Antioquia, LHE RESISTI NA CARA, porque era repreensível. 12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, E PEDRO vivia e comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também DISSIMULAVAM COM ELE, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que NÃO ANDAVAM CONFORME A VERDADE DO EVANGELHO, disse A PEDRO na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?"

Como Pedro acabou se tornando uma espécie de líder da circuncisão, muitos judeus que se convertiam a Cristo (que O confessavam como verdadeiro Messias) seguiam-no e estavam debaixo de sua liderança. Vejamos esta passagem que confirma a liderança de Pedro sobre os judeus:

Atos 10: 46 "Os crentes que eram da circuncisão (judeus), TODOS QUANTOS TINHAM VINDO COM PEDRO, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo."

É notória a influência e liderança de Pedro sobre os judeus convertidos. E este era mesmo o seu chamado: Fazer com que os judeus reconhecessem e confessassem a Jesus como Messias. O “evangelho” da circuncisão, no Novo Pacto, consistia basicamente nesta tarefa. Porém, ao ir além de suas atribuições, tentando fazer com que os gentios vivessem como judeus, ou seja, cumprindo obras da Lei, como no exemplo citado por Paulo em sua carta aos Gálatas, Pedro incorreu em um erro terrível, a ponto de Paulo afirmar categoricamente que o líder da circuncisão e os demais judeus liderados por ele NÃO ANDAVAM NA VERDADE DO EVANGELHO.

Alguns argumentam que aqueles que se intrometeram na igreja dos gentios eram judeus convertidos e não Pedro e os demais apóstolos. Porém, mesmo que este argumento fosse verdade, não mudaria em nada a situação de Pedro e dos demais. Afinal, como nós já vimos nos Atos dos Apóstolos e como está claro na carta aos Gálatas, Pedro era líder dos crentes judeus e tinha como seus braços-direitos a Tiago (que também era um líder judeu influente) e João. Portanto, este argumento dos teólogos atuais, que tenta “livrar a cara” de Pedro e dos demais, se torna ainda mais fraco quando vemos que Pedro se tornou repreensível. Se não foi Pedro a judaizar os gentios, porque Paulo chamaria sua atenção, RESISTINDO-LHE NA CARA? 

Gálatas. 2: 11  E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.


A Bíblia é clara quanto à função do Evangelho de Paulo neste Novo Pacto:  


Romanos 2: 16"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, SEGUNDO O MEU EVANGELHO."

"Ora, àquele que é poderoso PARA VOS CONFIRMAR, SEGUNDO O MEU EVANGELHO e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos."

Romanos 16: 25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,


O que nos confirma não é o “evangelho” de Pedro, de Tiago, de João ou o Apocalipse.

O Evangelho genuíno do Novo Pacto que nos confirma, que julga os segredos dos homens e que é o fundamento do Pacto da Graça é o EVANGELHO DE PAULO.

NA 4ª PARTE DESTE TEXTO;
E qual foi a origem do Evangelho de Paulo? Vejamos:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“NÃO TOQUEIS NOS MEUS UNGIDOS” Mas existem mesmos pessoas especiais para Deus? Existem mesmo pessoas que recebem um batismo com o Espírito Santo que é mais poderoso do que o batismo com o Espírito Santo que veio sobre todos os outros cristãos? Existe realmente uma unção que é maior, melhor, mais poderosa do que a unção com que o próprio Deus ungiu a todos os crentes no Senhor Jesus Cristo? A vasta maioria dos membros das assim chamadas "igrejas evangélicas" de todos os matizes - sejam protestantes, evangélicas propriamente ditas, pentecostais, carismáticas e da terceira onda - já tiveram a oportunidade, em um ou outro momento, de presenciar um pastor, presbítero, missionário, evangelista, apóstolo, profeta ou algo que o valha, subir ao púlpito de uma comunidade qualquer e mandar ver um sermão acerca de "não toqueis nos meus ungidos". Junto com o sermão, bastante impróprio, Estes sermões são todos motivados pelo conceito errado e realmente perverso de que...

JESUS DE NAZARÉ X JESUS RESSUSCITADO

JESUS DE NAZARÉ X JESUS RESSUSCITADO 1ª PARTE Hebreus 2: 14 E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, DEUS VEIO E PARTICIPOU DAS MESMAS COISAS QUE NÓS. MAS DEUS É ESPIRITO COMO VIRIA ELE EM CARNE? PORQUE DEUS PRECISOU DE UMA CARNE? PORQUE ELE PRECISAVA REMIR OS PECADOS DO MUNDO, QUE SEGUNDO A LEI DE MOISÉS PARA SE REMIR OS PECADOS TINHA QUE HAVER DERRAMAMENTO DE SANGUE. HEBREUS 9:22 .   E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. AI ESTÁ PORQUE DEUS TEVE QUE VIR PARA QUE HOUVESSE O DERRAMAR DE SANGUE. MAS JESUS DE NAZARÉ VEIO EXCLUSIVAMENTE PARA OS JUDEUS. MATEUS 15:22-24. 22   E eis que uma mulher Cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. 23   Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ...
A NOVA ALIANÇA   A GRAÇA DE DEUS, O ÚNICO EVANGELHO GENUINO.   Colossenses 1:3 – 14 e 19 - 23   Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós, Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho, Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade; Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo, O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito. Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual; Para que possais andar dignamente diante do Sen...