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Acordo



3ª PARTE

Vamos ver agora o resultado deste "acordo":

Gálatas 2: 11-14 "E, chegando PEDRO à Antioquia, LHE RESISTI NA CARA, porque era repreensível. 12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, E PEDRO vivia e comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando, e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também DISSIMULAVAM COM ELE, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que NÃO ANDAVAM CONFORME A VERDADE DO EVANGELHO, disse A PEDRO na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?"

Como Pedro acabou se tornando uma espécie de líder da circuncisão, muitos judeus que se convertiam a Cristo (que O confessavam como verdadeiro Messias) seguiam-no e estavam debaixo de sua liderança. Vejamos esta passagem que confirma a liderança de Pedro sobre os judeus:

Atos 10: 46 "Os crentes que eram da circuncisão (judeus), TODOS QUANTOS TINHAM VINDO COM PEDRO, maravilharam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo."

É notória a influência e liderança de Pedro sobre os judeus convertidos. E este era mesmo o seu chamado: Fazer com que os judeus reconhecessem e confessassem a Jesus como Messias. O “evangelho” da circuncisão, no Novo Pacto, consistia basicamente nesta tarefa. Porém, ao ir além de suas atribuições, tentando fazer com que os gentios vivessem como judeus, ou seja, cumprindo obras da Lei, como no exemplo citado por Paulo em sua carta aos Gálatas, Pedro incorreu em um erro terrível, a ponto de Paulo afirmar categoricamente que o líder da circuncisão e os demais judeus liderados por ele NÃO ANDAVAM NA VERDADE DO EVANGELHO.

Alguns argumentam que aqueles que se intrometeram na igreja dos gentios eram judeus convertidos e não Pedro e os demais apóstolos. Porém, mesmo que este argumento fosse verdade, não mudaria em nada a situação de Pedro e dos demais. Afinal, como nós já vimos nos Atos dos Apóstolos e como está claro na carta aos Gálatas, Pedro era líder dos crentes judeus e tinha como seus braços-direitos a Tiago (que também era um líder judeu influente) e João. Portanto, este argumento dos teólogos atuais, que tenta “livrar a cara” de Pedro e dos demais, se torna ainda mais fraco quando vemos que Pedro se tornou repreensível. Se não foi Pedro a judaizar os gentios, porque Paulo chamaria sua atenção, RESISTINDO-LHE NA CARA? 

Gálatas. 2: 11  E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível.


A Bíblia é clara quanto à função do Evangelho de Paulo neste Novo Pacto:  


Romanos 2: 16"No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Cristo Jesus, SEGUNDO O MEU EVANGELHO."

"Ora, àquele que é poderoso PARA VOS CONFIRMAR, SEGUNDO O MEU EVANGELHO e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio desde os tempos eternos."

Romanos 16: 25. Ora, àquele que é poderoso para vos confirmar segundo o meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério que desde tempos eternos esteve oculto,


O que nos confirma não é o “evangelho” de Pedro, de Tiago, de João ou o Apocalipse.

O Evangelho genuíno do Novo Pacto que nos confirma, que julga os segredos dos homens e que é o fundamento do Pacto da Graça é o EVANGELHO DE PAULO.

NA 4ª PARTE DESTE TEXTO;
E qual foi a origem do Evangelho de Paulo? Vejamos:


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